Vencedora do ‘Nobel’ da literatura infantojuvenil lança dois livros no Brasil

Por Bruno Molinero

Concentração de renda, ativismo social, migração em busca de melhores condições de vida. Tudo isso contado para crianças de uma maneira leve e poética, quase como um conto de fadas. Assim é “O País de João”, livro que acabou de ser lançado pela argentina María Teresa Andruetto no Brasil.

É como se a escritora, que venceu o prêmio Hans Christian Andersen em 2012 (considerado o prêmio Nobel da literatura infantojuvenil), olhasse a cada página para o leitor e perguntasse: ”Quem disse que papo sério não pode ter versão infantil?”

Claro que pode. À medida que a autora vai revelando a história de João e Anarina, duas crianças que foram levadas do campo para a cidade por seus pais, descrevendo os barracos da Vila Papel ou falando do papelão recolhido por meninos durante a noite, Andruetto toca na ferida –e produz uma narrativa que é quase uma mistura dos retirantes do livro “O Quinze”, da brasileira Rachel de Queiroz, com a música “Zé do Caroço”, de Leci Brandão.

(Para quem não conhece “O Quinze”, vale a pena procurar –crianças um pouco mais velhas e adolescentes também podem se aventurar com o vaqueiro Chico Bento. Já a música pode ser ouvida logo aqui em baixo, em versão da cantora Mariana Aydar.)

O segundo livro de Andruetto, “O Anel Encantado”, também lançado por aqui pela editora Global, é um compilado de sete contos de fadas –um gênero que a escritora mostra estar longe de morrer.

Lançando mão de elementos clássicos desse tipo de histórias, como membros da nobreza e objetos mágicos, a autora argentina leva ao leitor uma princesa presa em uma torre de Bagdá, uma jovem misteriosa que não tira uma fita do pescoço e um monarca que precisa encontrar o homem mais feliz de seu reino, por exemplo.

A autora María Teresa Andruetto (Divulgação)
A autora argentina María Teresa Andruetto (Divulgação)

Todas narrativas curtinhas, mas surpreendentes, traduzidas pela vencedora do prêmio Jabuti de 2014, Marina Colasanti –é possível ler uma entrevista que fiz com Colasanti para a “Folhinha” aqui; e outra que fiz com Andruetto aqui.

 

O País de João e O Anel Encantado

Autora María Teresa Andruetto

Tradução Marina Colasanti

Editora Global (2016, R$ 35 cada um)

Leitor intermediário + leitura compartilhada

 


GOSTOU?

Clique aqui e receba todas as novidades por e-mail

Você pode entrar em contato com o blog pelo e-mail blogeraoutravez@gmail.com

Ou pelo instagram @blogeraoutravez

 

Conheça outros posts