Encantador de jumentos e outras histórias do sertão são reunidas em livro

Por Bruno Molinero

O Cariri, região que fica no sertão do Ceará, é uma dessas terras encantadas que existem de verdade no mundo real, cheia de criaturas fantásticas feitas de carne e osso. Lá, meninos são cabinha, reis ainda desfilam pela terra batida, jumentos obedecem a crianças e todo um reino se esconde em paredões de pedras. Isso sem falar nos Caretas, que guardam o corpo enforcado do apóstolo Judas, ou das Caboclinhas, que vivem nas matas e capoeiras.

Basta pisar em cidades como Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Potengi para mergulhar nesse universo, escondido na fala mansa dos mestres da cultura popular ou nas brincadeiras das crianças.

Foi o que fez a jornalista Gabriela Romeu, que usou um pouquinho da magia do lugar para reunir histórias, jogos, versinhos e tradições no livro “Terra de Cabinha – Pequeno Inventário da Vida de Meninos e Meninas do Sertão”, cujas páginas são um almanaque, mas mais parecem uma viagem. Feita em parceria com o fotógrafo Samuel Macedo, a obra atiça a imaginação e parece um teletransporte para o coração do Ceará. Tudo facilitado pelas ilustrações de Sandra Jáfera.

X

Parte do material do livro já apareceu nas páginas da “Folhinha”, na série Quintais, produzida pelos mesmos autores da obra –Gabriela Romeu trabalhou na Folha, editou o caderno o infantil do jornal até 2011 e atualmente dá dicas de produções infantojuvenis na revista sãopaulo.

A foto que abre este texto, por exemplo, é do garoto Dó e de seu jumento Butico. Conhecido como “encantador de jumentos”, o menino tem um capítulo só pra ele no livro e já foi tema de reportagem da “Folhinha” em 2014 (conheça aqui a história). A tradição do reisado, comemorado no mês de janeiro em memória dos Três Reis Magos, também ganhou uma capa do suplemento, em 2015, e dá as caras em “Terra de Cabinha” (leia aqui).

Além das fotografias, o livro vem com QR Codes, com os quais é possível assistir a vídeos no celular ou no tablet. Neles, crianças brincam, mestres contam histórias e canções ganham vida.

Depois de ser lançada no próprio Cariri, a obra terá lançamento nesta quarta (10) em São Paulo, no evento Casa Cor Arte & Design, às 19h. No dia 20, sábado, o lançamento acontecerá na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, também, em São Paulo, a partir das 15h.

 

24fa3175-f619-4f3e-84b9-2b1daef5008b

“Terra de Cabinha”

Autora Gabriela Romeu

Fotografias Samuel Macedo

Ilustradora Sandra Jáfera

Editora Peirópolis

Preço R$ 52 (2016; 96 págs.)

Leitor intermediário

 


 

GOSTOU?

Clique aqui e receba todas as novidades por e-mail

Você pode entrar em contato com o blog pelo e-mail blogeraoutravez@gmail.com

Ou pelo instagram @blogeraoutravez

 

Conheça outros posts