2 livros para falar sobre imigrantes e refugiados com crianças (e com Donald Trump)

Por Bruno Molinero

O assunto é antigo, mas nos últimos anos vem dando o que falar. Começou com os haitianos que vieram ao Brasil após o terremoto que devastou o seu país em 2010. Depois foi a vez dos sírios e dos africanos que ainda hoje arriscam as suas vidas para chegar à Europa na condição de refugiados. Agora o debate voltou a girar em torno dos imigrantes que passam pela fronteira entre o México e os Estados Unidos.

É inevitável, tudo isso acaba caindo no ouvido das crianças, que querem explicações: afinal, o que está acontecendo? Uma das possibilidades é explicar o tema didaticamente e falar das motivações desses “viajantes” e da crise que os envolve. Foi o que fez a “Folhinha” em 2015, por exemplo, quando publicou uma capa sobre a crise dos refugiados (leia aqui).

Outra saída é usar a literatura. Este blog já falou sobre o livro “Imaginário”, feito pela Sophia, uma garota dez anos de idade que publicou uma obra cheia de desenhos, cujo lucro das vendas é usado para ajudar refugiados que chegaram ao Brasil.

Outros dois livros que esbarram no tema foram publicados em 2016 e são boa oportunidade para falar sobre imigrantes e refugiados com as crianças –e, por que não, também com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deseja construir um muro entre o seu país e o México e já começou uma política que impede refugiados de desembarcarem nos EUA.

Veja abaixo.

X

*

 

LONGA JORNADA

Na história, a menina viaja acompanhada do pai e vai enumerando tudo o que vê pelo caminho: as vacas, os pássaros, as nuvens –e, claro, também o coiote, como o pai chama um cachorro bem grande e mal-encarado que acompanha o trajeto. O percurso, por sinal, é bem longo (e perigoso). Passa por rios, por trens bem velhos e pela caçamba de um carro. Tudo muito silencioso e cheio de policiais à espreita –mas também muito poético, a partir da imaginação e do sorriso da menina.

O livro, escrito pelo colombiano Jairo Buitrago e ilustrado pelo peruano Rafael Yockteng (cujo desenho para a obra abre este texto), traz de maneira delicada e ao mesmo contundente o tema dos imigrantes ilegais e torna-se leitura essencial para discutir com as crianças o mundo em que vivemos hoje. Na história, ficamos sabendo que pai e filha deixam para trás a sua casa para tentar a vida em outro país. Mas não sabemos o porquê. Será a guerra? A falta de trabalho? Algum tipo de perseguição? Sabemos apenas que eles são só mais duas pessoas entre milhões de imigrantes que fogem em busca de esperança.

 

“Para Onde Vamos”para onde vamos2

Autor Jairo Buitrago

Ilustrador Rafael Yockteng

Tradutora Márcia Leite

Editora Pulo do Gato

Preço R$ 42,50 (2016, 56 págs.)

Leitor iniciante + leitura compartilhada

 

*

 

CIDADE DE IMIGRANTES

Não é exagero dizer que grandes cidades foram feitas por imigrantes. Nova York, Paris, Buenos Aires… E São Paulo, claro. Por aqui, levas de italianos, japoneses, espanhóis, judeus e pessoas de dezenas de nacionalidades ajudaram a criar uma metrópole como a que conhecemos hoje. Em “Imigrantes e Mascates”, o jornalista e professor Bernardo Kucinski conta para crianças como seus pais fugiram da Polônia em direção ao Brasil logo antes de começar a Segunda Guerra Mundial e a matança de judeus, religião da sua família.

Aqui, eles se estabeleceram na zona norte de São Paulo, região que era muito diferente do que conhecemos atualmente. Primeiro porque só se chegava de trem até lá. E o lugar mais parecia uma floresta, cheia de árvores e bichos –dizem que até jaguatirica andava solta pelas redondezas. O autor relembra os passeios de charrete com o pai e o dia a dia na casa que ficava em uma rua de terra, larga e poeirenta. Entre idas e vindas, a história passa pelo Holocausto e pelos nazistas e narra o estabelecimento de centenas de judeus em São Paulo. E deixa a pergunta: e se o país não tivesse recebido todos eles? Como seria São Paulo e a vida dessas famílias?

 

“Imigrantes e Mascates”imigrantes e mascates

Autor B. Kucinski

Ilustradora Maria Eugênia

Editora Companhia das Letrinhas

Preço R$ 44,90 (2016, 80 pags.)

Leitor intermediário + leitura compartilhada

 


GOSTOU?

Clique aqui e receba todas as novidades por e-mail

Você pode entrar em contato com o blog pelo e-mail blogeraoutravez@gmail.com

Ou pelo instagram @blogeraoutravez

 

Conheça outros posts