Caco Galhardo cria ilustrações ‘fedorentas’ para ‘João do Pum’, de Mario Prata

Por Bruno Molinero

Qual foi o maior pum de todos os tempos? Um daqueles bem dados, que fazem tudo voar, apagam incêndios, são ouvidos até no Japão, sabe? Não um ventinho qualquer sem importância, que mal incomoda. Pois o dono desse recorde tem nome e sobrenome: João do Pum.

Ele é o rei da flatulência, da bufa, da farpa, do traque, da mão amarela. Não passa nem um segundo sem aliviar os gases que apertam a barriga, seja no trabalho, em casa, no carro e até sonhando –neste caso, são dois puns: um no sonho e outro de verdade. Nem as festas de aniversário e os jogos de futebol ficam livres do cheirinho.

Mas, afinal, quem nunca solta um de vez em quando? Essa é a pergunta do escritor e jornalista Mario Prata no livro “João do Pum”, lançado pela Companhia das Letrinhas. O texto promete arrancar risadas escatológicas de crianças ao falar de pum sem qualquer moralismo, pudor ou aquele tom educativo cheio de “pode e não pode”.

O texto original é de 1983 e foi publicado pela editora Escrita com o título “O Homem que Soltava Pum”. E foi um sucesso, entrando logo na lista de mais vendidos. Quinze anos mais tarde, a Siciliano lançou uma nova edição, preservando as ilustrações de Patricio Bisso. Quase 20 anos depois, a história ganha agora uma recauchutada.

A começar pelo título. De tanto ouvir a neta chamar o personagem de João do Pum, Prata decidiu rebatizar a obra. Para o banho de loja ficar completo, novas ilustrações foram feitas pelo cartunista Caco Galhardo, que assina tirinhas diárias na “Ilustrada” e deu um ar psicodélico e cheio de cores vibrantes para essa história surreal.

Afinal, não é todo dia que um incêndio gigantesco aterroriza a cidade e que a única esperança para solucionar o problema é um pum bem dado por nosso campeão dos gases. Será que ele vai conseguir apagar o fogo? Ou só vai deixar tudo pior?

Não sei, mas uma coisa é certa: como diz o escritor Fabrício Corsaletti no texto de apresentação, ainda bem que pum de livro não tem cheiro!

 

“João do Pum”

Autor Mario Prata

Ilustrador Caco Galhardo

Editora Companhia das Letrinhas

Preço R$ 34,90 (2017; 40 págs.)

Leitor intermediário + leitura compartilhada

 


GOSTOU?

Clique aqui e receba todas as novidades por e-mail

Você pode entrar em contato com o blog pelo e-mail blogeraoutravez@gmail.com

Ou pelo instagram @blogeraoutravez

 

Conheça outros posts