Minecraft invade os livros com histórias feitas por youtubers famosos
Livros para adolescentes costumam viver de tendências. Se a moda são os vampiros de “Crepúsculo”, sugadores de sangue começam a despencar das prateleiras das livrarias. Se a demanda é por histórias em forma de diário, brotam obras nesse formato por todos os lados. A aposta das editoras para o título de galinha dos ovos de ouro de 2016 já tem nome: Minecraft.
O jogo, cuja versão para computador superou os 23 milhões de downloads no mundo todo, é um dos games mais vendidos e de maior sucesso de todos os tempos. Lançado em 2009, o único objetivo é construir o que a imaginação permitir usando uma espécie de Lego virtual.
Pois essas pecinhas saíram das telas dos videogames para invadir as livrarias. Diferentes editoras começaram a publicar aventuras inspiradas em Minecraft para tentar surfar na febre do game –afinal, se só uma parcela dos milhões de fãs comprarem os livros, as contas no final do mês tendem a ficar menos feias neste ano de crise econômica, com cortes nas compras do governo e alta nos custos de produção.
Só a editora Sextante tem seis livros inspirados em Minecraft publicados. O sétimo será lançado agora em julho, enquanto o oitavo deve chegar às prateleiras já em outubro deste ano. Todos eles fazem parte da coleção “Diário de um Zumbi do Minecraft”, que conta a história de um zumbi de 12 anos que vive no mundo virtual do jogo, onde vai à escola, a acampamentos com monstros devoradores de cérebros e encontros de mortos-vivos.
Feito no formato de diário, a série surfa na onda de outro sucesso: a coleção “Diário de um Banana”, que já vendeu mais de 5 milhões de exemplares no Brasil. A combinação Minecraft + zumbi + “Diário de um Banana” fez os livros da coletânea venderem mais de 400 mil exemplares.
O número pode parecer alto, ainda mais quando um não-iniciado em Minecraft lê que as histórias fazem um passeio em Nether e promovem encontros com slimes, creepers e endermens. Porém, o que não dá para entender bulhufas faz todo o sentido para quem passa horas, todos os dias, montando bloquinhos na frente do computador ou do videogame. E esse pessoal é um exército.
O sucesso desse tipo de livro pode fazer ainda mais sentido quando quem o escreveu é um youtuber que grava vídeos sobre Minecraft –existem vários ensinando no YouTube a construir castelos, navios, naves espaciais…
Um dos principais é Pedro Rezende, criador do canal Rezendeevil e autor de “Dois Mundos, Um Herói”, da editora Suma de Letras, em que o youtuber acorda dentro do mundo virtual e esbarra com uma versão digital de si mesmo. Seus vídeos sobre Minecraft já alcançaram a marca de 2,5 bilhões de visualizações. O livro vendeu mais de 130 mil exemplares e ganhou uma continuação: “De Volta ao Jogo”, lançada em abril.
Isso fez com que a Sextante também resolvesse apostar em um youtuber-escritor. A editora lançará em setembro um romance que se passa no universo de Minecraft e será escrito por Eduardo Faria. O youtuber é dono do canal VenomExtreme, que tem quase 835 milhões de visualizações em seus vídeos sobre diferentes jogos.
Na galeria lá em cima, há os livros citados neste texto e outras obras sobre Minecraft, com preço e editora. Abaixo, se você não conhece o jogo, é possível entender um pouco melhor o que é o game.
Clique aqui e receba todas as novidades por e-mail
Você pode entrar em contato com o blog pelo e-mail blogeraoutravez@gmail.com
Ou pelo instagram @blogeraoutravez