Bienal começa sem filas e com estandes tranquilos

O público do primeiro dia da 24ª Bienal do Livro de São Paulo, que começou nesta sexta-feira (26) e vai até o dia 4 de setembro, não lotou o evento nem provocou filas ou tumultos nos estandes das editoras.

A CBL (Câmara Brasileira do Livro), que organiza a Bienal, ainda não divulgou a quantidade parcial de visitantes. Mas quem chega ao Anhembi não enfrenta filas para comprar ingressos na bilheteria ou problemas para conseguir um táxi ou embarcar no ônibus gratuito que liga o pavilhão à estação Tietê do metrô.

A tranquilidade já era esperada. Historicamente, o primeiro dia do evento é voltado para o mercado e os negócios, com poucas atrações culturais na programação. Justamente por isso, pode se tornar uma tática para o público.

“Sempre trago os meus filhos no primeiro dia, por ser mais vazio”, diz Martha Miranda, 47, que estava com os dois filhos, Bruno, 11, e Larissa, 9. Ambos aguardavam em uma das únicas filas nos corredores: a que reunia fãs para tirar fotos com os personagens da Turma da Mônica no estande da Panini. Mesmo assim, a concentração não era de mais que 20 pessoas.

ABERTURA

Mais cedo, a cantora Maria Bethânia foi a principal atração da cerimônia de abertura e levou ao palco canções como “Marinheiro Só” e “Oração ao Tempo”, além de declamar trechos de obras de Mia Couto e de Guimarães Rosa às cerca de 850 pessoas da plateia.

A cerimônia, que durou cerca de uma hora e meia, contou também com discursos do presidente da CBL, Luís Antônio Torelli, e do ministro da Edudação, José Mendonça Bezerra Filho.

A organização espera que o volume de visitantes aumente no fim de semana. Não há expectativa confirmada, mas, em 2014, cerca de 100 mil pessoas visitaram a Bienal no primeiro sábado da programação –quando filas de adolescentes se estenderam na porta do pavilhão e forçou a organização a distribuir senhas de algumas palestras do lado de fora do Anhembi.

No total, 700 mil visitantes devem passar pela Bienal neste ano.

 

BIENAL DO LIVRO

Quando de 26/8 a 4/9

Onde Pavilhão do Anhembi – av. Olavo Fontoura, 1.209; tel. (11) 2226-0400

Quanto R$ 20 (segunda a quinta) e R$ 25 (sexta a domingo)

Programação horários e mais detalhes em bienaldolivrosp.com.br

 


GOSTOU?

Clique aqui e receba todas as novidades por e-mail

Você pode entrar em contato com o blog pelo e-mail blogeraoutravez@gmail.com

Ou pelo instagram @blogeraoutravez

 

Conheça outros posts