Lázaro Ramos brinca de inventar palavras em novo livro infantil

Bruno Molinero

Atrapalhante. É assim, de um jeito inventado e com brincadeiras com a língua portuguesa, que tem início o novo livro infantil do ator Lázaro Ramos: “Caderno Sem Rimas da Maria”, lançado no último mês pela editora Pallas.

Em sua quarta história para crianças, o autor percorre o terreno de termos inventados e neologismos para criar um breve dicionário de expressões que não existem –mas que poderiam muito bem entrar no vocabulário de adultos e de crianças.

Caso de “atrapalhante” (aquele que atrapalha), “risilhuda” (risadinha de quem não entendeu a piada) ou “kikiu” (as melhores cócegas). O livro reúne também verbetes reais (sororidade, por exemplo) e outros que são ressignificados (sinusite se transforma em um sino que atrapalha as conversas).

Quem cria todas essas invencionices é Maria, personagem que dá título ao livro e é inspirada na filha do ator com Taís Araújo. Além de surfar na imaginação, a garota esbanja traços que remetem a quase todo filho mais novo: ela tropeça pela vida com o irmão sempre no retrovisor.

E é a partir desse ponto que Lázaro constrói um interessante diálogo. A todo instante, Maria fala de seu irmão João –personagem que também é inspirado em um filho do ator e que protagonizou o seu último título para crianças: “Caderno de Rimas do João”, lançado pela mesma editora em 2015. Seguindo a lógica do dicionário, a obra apresenta diferentes palavras, entre elas “livro”, “sotaque” e “viagem”, todas explicadas de maneira lúdica, costuradas com as linhas da rima e da poesia.

É claro que, como toda criança que segue os passos do irmão mais velho para encontrar o seu próprio caminho, Maria ensaia algumas rimas em seu caderno. O mesmo ocorre com as imagens da obra. Mauricio Negro, que ilustrou os dois títulos, produz rimas visuais que se projetam quando olhamos os livros de João e de Maria lado a lado.

Os desenhos conversam, mas não se repetem. Assim como dois irmãos, que até podem ser parecidos, mas nunca são iguais.

 

“Caderno Sem Rimas da Maria”

Autor Lázaro Ramos

Ilustrador Mauricio Negro

Editora Pallas

Preço R$ 35 (2018, 36 págs.)

Leitor iniciante + leitura compartilhada

 


GOSTOU?

Clique aqui e receba todas as novidades por email

Você pode entrar em contato com o blog pelo email blogeraoutravez@gmail.com

Ou pelo Instagram @blogeraoutravez

 

Conheça outros posts