Já pensou em conversar com o monstro que vive no seu armário?

Bruno Molinero

O que esconde a porta do seu armário? Um punhado de cabides, uns livros guardados nos cantos, uma gaveta de meias?

E o que guarda a porta do armário no meio da noite, quando toda a casa já veste pijama? Uma bruxa verruguenta, um vampiro sedento, um lobo faminto, um gorila raivoso?

É do medo do desconhecido, tão próprio da infância e tão presente na vida adulta, que o autor e ilustrador Alexandre Rampazo faz brotar seu novo livro, “Se Eu Abrir Esta Porta Agora…”, lançado pela editora Sesi-SP.

Não que explorar esse frio na barriga seja algo inédito. É só lembrar que Pandora, cheia de curiosidade, abriu a tal caixa proibida e liberou todos os males do mundo –não era um armário, ok, mas vá lá. Como lembra Roger Mello na apresentação da obra, C.S. Lewis e Maurice Sendak também criaram histórias em que guarda-roupas e paredes são abertos. Mais recentemente, até a Pixar explorou o tema dos armários em “Monstros S.A.”.

Mesmo assim, Rampazo consegue trazer frescor ao tema e criar um livro que aguça não apenas a imaginação, mas a inteligência. “Se Eu Abrir Esta Porta Agora…” tem formato sanfonado, o que faz a narrativa ser dividida em duas partes, cada uma com um ponto de vista diferente.

De um lado, o menino tem a expectativa de abrir a porta e encontrar um monstro. Do outro, são as próprias criaturas que vivem a ansiedade de topar com um menino do outro lado.

Com uma diferença básica. A criança morre de medo do bicho terrível que pode aparecer, certamente pronto para puxar o seu pé, ficar com seus brinquedos, mostrar as presas. Já os monstros… Bom, não vou contar para não estragar a brincadeira.

A potência da narrativa surge da interação entre o texto, as ilustrações e o próprio objeto-livro, que permite ao leitor “abrir” uma porta de armário em seguida da outra –ato que pode gerar risadas por causa da interatividade, mas que também mostra sutilmente que o medo e a intolerância surgem do desconhecimento.

E taí uma lição que muito adulto ainda não aprendeu.

 

“Se Eu Abrir Esta Porta Agora…”

Autor e ilustrador Alexandre Rampazo

Editora Sesi-SP

Preço R$ 44 (2018, 56 págs.)

Leitor iniciante + leitura compartilhada

 


GOSTOU?

Clique aqui e receba todas as novidades por email

Você pode entrar em contato com o blog pelo email blogeraoutravez@gmail.com

Ou pelo Instagram @blogeraoutravez

 

Conheça outros posts