2 livros de Gustavo Piqueira para chacoalhar as crianças
Se um desses gurus badalados da auto-ajuda escrevesse sobre os livros de Gustavo Piqueira, provavelmente a frase clichê escolhida seria esta: o autor e artista gráfico tira o leitor da sua zona de conforto.
A filosofia de YouTube acaba por aqui, prometo. Mas é fato que, em boa parte da obra de Piqueira, o surpreendente e o imprevisível surgem a cada virada de página –isso quando há alguma página para ser virada.
Em “Lululux”, publicado pela Lote 42 em 2015 e atualmente com tiragem esgotada, por exemplo, a narrativa é impressa em objetos como guardanapos, jogos-americanos e descansa-copos. Já “Valfrido?” (2016), da mesma editora, nasceu de uma experiência em que o autor enviou folhetos por correio para diferentes endereços de São Paulo.
Embora o efeito surpresa quase sempre esteja vinculado aos adultos, crianças também podem se divertir. Alguns, inclusive, foram pensadas para elas. Caso de “Lorde Creptum”, que saiu pela Pulo do Gato em 2015 e é todo construído com fotos antigas. A história foi finalista do prêmio Jabuti na época.
Mas há livros mais recentes –entre eles, dois que podem ajudar a chacoalhar meninos e meninas.
Um é “De Novo”, também da Lote 42, que não foi pensado especificamente para o público infantil. Uma breve explicação técnica diria que o título é composto por seis livretos e que cada um é formado por quatro folhas dobradas em locais diferentes e costuradas entre si. Mas talvez seja mais fácil entender como funciona no vídeo abaixo:
O tipo de encadernação faz com que, ao virar a página, parte do conteúdo anterior continue visível e seja alterado pela folha nova. A partir daí, o artista deixa a imaginação e a técnica formarem uma narrativa que a cada instante ganha um novo significado.
Entre os seis livretos, os mais visuais têm maior potencial para prender a atenção dos pequenos. Principalmente o que exibe as ilustrações que abrem este texto, em que duas pessoas ficam frente a frente e interagem. Ou o que traz fotografias antigas, com pinta de serem do início do século 20 e que são invadidas por intrusos à medida que avançam.
Já quem deseja um livro mais voltado às crianças pode procurar “Muito Esquisito”, da Pulo do Gato. Nele, Piqueira ilustra poemas de Alexandre Brito sobre animais imaginários: do sabichão ao rinocerontem e à crocodilhama .
Mas o ilustrador não gasta suas tintas com os bichos expostos nos versos. Ele cria novos animais fantásticos e, dessa forma, propõe um jogo ao leitor: os textos não têm imagens, e as imagens não são acompanhadas de texto, o que deixa a cargo da imaginação de quem lê preencher esses buracos.
O que faz o trianguloso do deserto? O que come a umamão? Onde vive a auauá voadora? Todos eles são ilustrações que misturam colagens e pinceladas, instigando o leitor a criar suas próprias aventuras ou (por que não?) escrever seus próprios poemas.
INÉDITOS
No outro sábado (29), o autor vai lançar em São Paulo três inéditos: “Nove Meses” (Lote 42), “Ar Condicionado” (Veneta) e “Desvios” (WMF Martins Fontes) –todos para o público adulto, mas os dois últimos têm mais potencial de interlocução com crianças e adolescentes.
O evento, marcado para as 14h, vai ocorrer na nova Sala Tatuí, centro cultural que mistura livraria e espaço para oficinas e eventos (r. Barão de Tatuí, 302, sala 42).
“De Novo”
Autor Gustavo Piqueira
Editora Lote 42
Preço R$ 70 (2018, 96 págs.)
Leitor iniciante + leitura compartilhada
“Muito Esquisito”
Autores Alexandre Brito e Gustavo Piqueira
Editora Pulo do Gato
Preço R$ 46,90 (2017, 64 págs.)
Leitor intermediário + leitura compartilhada
GOSTOU?
Clique aqui e receba todas as novidades por email
Você pode entrar em contato com o blog pelo email blogeraoutravez@gmail.com
Ou pelo Instagram @blogeraoutravez
Conheça outros posts