Como inventar uma boa história? Liniers e Enriqueta mostram em novo livro

Bruno Molinero

Criar uma história de tirar fôlego não é nada fácil. Muitas vezes, os ingredientes não dão liga, a receita pronta começa a não dar certo e tudo o que foi inventado vai ficando troncho, malfeito, capenga, maltratado.

No recém-lançado “Escrito e Desenhado por Enriqueta”, a personagem inventada pelo cartunista argentino Liniers mostra uma saída. Munida de uma caixa de lápis de cor, a menina vai revelando com o passar das páginas como inventar uma narrativa envolvente tim-tim por tim-tim.

Liniers  ficou conhecido pelas tiras “Macanudo”, nas quais Enriqueta é uma das protagonistas mais recorrentes e conhecidas. O título é o segundo do autor publicado pela editora V&R no Brasil –o primeiro, “Os Sábados São Como um Grande Balão Vermelho”, foi lançado no ano passado; falei sobre ele aqui e aqui.

Enquanto “Sábados” mostra duas irmãs que querem brincar em um dia chuvoso, o novo livro traz Enriqueta e o gato Fellini no meio do processo criativo de uma história ilustrada. As páginas mesclam os desenhos da própria menina com o traço inconfundível do cartunista.

Mas deixemos a conversa de lado e vamos às lições da personagem para criar uma boa narrativa.

 

  1. Escolha um bom título

Afinal, é aí que começa a história. A aventura inventada por Enriqueta se chama “O Monstro de Três Cabeças e Dois Chapéus”.

  1. Boas histórias têm acontecimentos repentinos

Sabe aquele susto que faz você ficar preso à trama? No livro, uma mão misteriosa sai do armário. Depois, uma cabeça, e outra e outra…

  1. Crie o chamado para a aventura

A personagem principal é tirada de sua vida normal para embarcar em uma jornada. A história de Enriqueta é protagonizada por Emília, que precisa ajudar uma criatura de três cabeças a encontrar um chapéu dentro do armário.

  1. É sempre bom ter um suspense

Isso ajuda o público a querer saber como continua a narrativa. De acordo com a personagem do livro, as reticências podem ajudar. “São as principais aliadas do… Suspense!”, diz ela.

  1. Defina um ajudante para o herói

Sem ele, a personagem principal pode entrar em uma enrascada. Emília, perdida no labirinto do armário, só consegue encontrar o que procura com a ajuda de um rato de poucas palavras.

  1. Cuidado com o vilão

Ele tem um dos papéis mais importantes da história, porque gera suspense, cria conflitos e é fundamental para saber se o final será feliz ou não. No caso de Enriqueta, o antagonista é o Monstro de Uma Cabeça e Três Chapéus.

  1. Publique

Depois do fim e do ponto final, procure sempre um jeito de publicar a sua história. É hora de ela criar pernas e asas próprias.

 

Mas lembre-se: essas são as dicas extraídas da experiência de Enriqueta no livro. Como disse no começo, às vezes receitas prontas não dão certo –e boas histórias podem surgir sem seguir nenhum desses passos.

 

“Escrito e Desenhado por Enriqueta”

Autor Liniers

Tradutor Fabrício Valério

Editora V&R

Preço R$ 39,90 (2018, 78 págs.)

Leitor iniciante + leitura compartilhada

 


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