Paula Fábrio lança infantil inédito e nova edição de seus dois romances
No início há o deslocamento. E uma sensação de quase aprisionamento, como se o mundo de verdade não fosse este, mas estivesse sempre do lado de lá –pra lá da rua, da fresta onde surge o mar, longe dos corredores com muros altos.
É desse sentimento de estranheza, como se os corpos dos personagens não coubessem nas roupas, que nasce o novo livro da escritora Paula Fábrio. “No Corredor dos Cobogós”, que será lançado neste sábado (18) pela editora SM, não é apenas a primeira obra inédita da autora desde “Um Dia Toparei Comigo” (2015). A história é a entrada dela na literatura infantojuvenil.
Escrito após uma oficina literária que a escritora fez com pré-adolescentes, o romance é indicado justamente para essa faixa etária –aquela em que meninos não são mais crianças, mas ainda estão longe de serem adultos, período para o qual as editoras costumam ter certa dificuldade de lançar obras e encontrar autores dispostos a escrever.
Na trama, Haidê vive em Santos, em um desses prédios que só ficam ocupados nas férias e que se alternam entre o vazio completo e a invasão de veranistas e famílias que descem a serra para passar uns dias à beira-mar. Presa em uma quitinete com a mãe, a garota se vê impossibilitada de explorar a cidade sozinha.
Contada em dois tempos, a narrativa é intercalada com Benjamin, um garoto que décadas depois vai morar com a avó no mesmo apartamento onde Haidê vivia e no qual ele acaba achando o diário escondido da menina.
Esses escritos têm início em um dos breves períodos de liberdade, quando Haidê dá um boné na mãe e consegue flanar desacompanhada pelas ruas santistas. Em uma cena que mistura perda de direção e o atropelamento de um cachorro, ela acaba conhecendo Michel, artista plástico mais velho que se torna seu amigo.
Personagem central na história, Michel foi inspirado em uma pessoa real: o crítico literário Alfredo Monte, que morreu no fim do ano passado após três anos com ELA (esclerose lateral amiotrófica), doença degenerativa que leva à paralisia. “A amizade da Haidê com ele foi um jeito que encontrei para eu mesma tentar ser amiga do Alfredo”, conta Paula.
É quando Michel começa a perder os movimentos que Haidê passa a escrever seu diário e a cambalear rumo à vida adulta e independente. E é esse caderno recheado de pensamentos e confissões que acaba servindo de guia anos depois para Benjamin decidir se vai morar com o pai ou com a mãe, que estão se separando.
Feito para ser lido em uma tacada só, “No Corredor dos Cobogós” parte de dois personagens deslocados e em busca de seu lugar para falar diretamente, sem intermediários, com um leitor que invariavelmente passa pelos mesmos dilemas e se sente da mesma forma.
“No Corredor dos Cobogós”
Autora Paula Fábrio
Editora SM
Preço R$ 41 (2019, 132 págs.)
Leitor fluente
Lançamento neste sábado (18), a partir das 15h, na livraria Martins Fontes (av. Paulista, 509, São Paulo)
*
RELANÇAMENTOS
Além de “No Corredor dos Cobogós”, Paula relança também seus dois romances adultos: “Desnorteio”, que havia sido publicado pela editora Patuá e venceu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2013, e “Um Dia Toparei Comigo”, lançado pela Foz.
Os títulos ganham nova edição e novas capas por um selo próprio da autora, o Oficina Paula Fábrio, e recolocam em circulação as duas histórias, difíceis de serem encontradas atualmente nas livrarias. Cada um será vendido por R$ 45.
GOSTOU?
Clique aqui e receba todas as novidades por email
Você pode entrar em contato com o blog pelo email blogeraoutravez@gmail.com
Ou pelo Instagram @blogeraoutravez
Conheça outros posts
- Como falar de preconceito e relações raciais com crianças?
- Livro de Brecht parece feito sob medida para o Brasil de 2019
- Não se assuste se crianças traficarem ‘Chapeuzinho Vermelho’