Brasileira cria festival de literatura infantil na Europa

“A criança brasileira que vive fora do Brasil muitas vezes acha que falar português é ‘uncool’, é passar vergonha”, diz a escritora Nara Vidal, 41. A experiência é própria. A mineira vive na Europa desde 2001, onde teve seus dois filhos, hoje com cinco e sete anos. “Sempre tento mostrar livros infantis feitos no Brasil para eles, mas é difícil. Em Londres, onde moro hoje, você não encontra obras para crianças escritas em português.”

Foi a partir daí que surgiu a ideia de criar o Canalzinho, um festival de literatura infantil em língua portuguesa que Nara vai organizar em Londres e em Paris. O evento vai acontecer em setembro deste ano e promoverá oficinas, seminários, lançamentos e vendas de livros na esperança de reunir famílias de imigrantes lusófonos e seus filhos.

“O contato de crianças com escritores e com outros meninos que também falam português é importante, faz a língua ser usada”, diz.

Até o momento, 15 autores e ilustradores confirmaram presença –a maior parte deles brasileiros, como Susana Ventura e Leo Cunha. Há uma escritora portuguesa na programação, Gabriela Ruivo Trindade, e nenhum autor africano. “É difícil entrar em contato com a comunidade imigrante de Angola ou de outros países africanos de língua portuguesa”, fala Nara. A relação completa dos convidados pode ser vista na página do Facebook do Canalzinho

13329313_10153538709951078_2117922925963526336_o
Nara Vidal, organizadora do Canalzinho (Reprodução/Facebook)

A ilustração que abre este post é do inglês Karl Speller, que ministrará uma oficina de desenho para crianças no Canalzinho.

Como o festival não tem verba ou patrocínio, embora tenha alguns apoios institucionais, os profissionais convidados terão que pagar por suas passagens e hospedagens ou optar por ficar na casa de brasileiros que moram em Paris ou Londres. Nara, por exemplo, vai hospedar três pessoas. “É tudo feito na raça.”

Justamente por isso, a continuidade da programação não está garantida. “Quero continuar no ano que vem, mas não está confirmado. Brasileiros de outros países, como Alemanha, Suécia e Itália, já se mostraram interessadas em fazer uma edição do Canalzinho por lá”, diz.

 

PARA CONFERIR

Canalzinho

Quando 17/9 (Paris) e 24/9 (Londres), das 9h30 às 17h

Onde Espace Krajcberg (Paris) e University College London (Londres)

Quanto grátis

 


GOSTOU?

Clique aqui e receba todas as novidades por e-mail

Você pode entrar em contato com o blog pelo e-mail blogeraoutravez@gmail.com

Ou pelo instagram @blogeraoutravez

 

Conheça outros posts