Multicampeão olímpico vem ao Brasil e lança livro para crianças
Principal atleta olímpico da Grã-Bretanha e maior vencedor olímpico de todos os tempos no ciclismo, o britânico Chris Hoy desembarcou no Rio de Janeiro para participar da Olimpíada –mas dessa vez fora das pistas e como escritor de livros infantojuvenis.
Aos 40 anos de idade e com seis medalhas de ouro e uma de prata na bagagem, conquistadas entre as Olimpíadas de Sydney (2004) e Londres (2012), Hoy está aposentado das bicicletas desde 2013. Mas veio ao Brasil para acompanhar a delegação de seu país, ser comentarista da BBC e ver o lançamento de seu mais novo livro para crianças no país.
Desde que abandonou as competições, o ex-atleta vem apostando na verve literária para crianças. No Brasil, são dois livros: “Fergus Voador – A Bicicleta Fantástica” e “Fergus Voador – O Grande Desafio de Ciclismo”. Ambos, claro, sobre bicicletas, competições e uma dose de espírito olímpico.
A primeira história, lançada em abril no Brasil, mostra como o garoto Fergus ganha uma bicicleta já usada e passa a treinar com ela para participar de uma prova de velocidade no bairro. A história mistura imaginação e fantasia, que aparecem na forma de um reino mágico onde bikes são proibidas, com ensinamentos reais relacionados a aros, guidões e marchas da magrela.
“Pegue a sua bicicleta, sacuda a poeira e tente mais uma vez. E mais outra. E mais outra. Até conseguir”, aconselha o avô do garoto a certa altura, quase misturando as músicas brasileiras “Tente Outra Vez”, de Raul Seixas, com “Volta Por Cima”, de Paulo Vanzolini.
Já na segunda aventura, que chegou às livrarias em julho, Fergus sonha em participar do Grande Desafio de Ciclismo, principal prova de sua cidade. Só que para isso ele precisa de uma equipe. A solução é recrutar um garoto desengonçado chamado Catástrofe, uma garotinha de sete anos e uma amiga cuja mãe não a deixa andar em duas rodas. Enredo comum a muitos filmes da “Sessão da Tarde”, com uma turma de dasajustados em busca de um grande feito, mas que diverte na hora da leitura e ajuda a mostrar um pouco mais do universo do ciclismo.
Os dois livros foram feitos em parceria com a escritora britânica Joanna Nadin, que tem a série “Penny Perigo” (ed. L&PM) traduzida para o português.
Saiba mais sobre as provas de ciclismo disputadas na Olimpíada aqui.
“Fergus Voador – A Bicicleta Fantástica”e “O Grande Desafio de Ciclismo”
Autores Chris Hoy e Joanna Nadin
Tradução Lucas Peterson
Ilustradora Clare Elsom
Editora Rocco
Preço R$ 29,50 (cada um)
Leitor Intermediário
GOSTOU?
Clique aqui e receba todas as novidades por e-mail
Você pode entrar em contato com o blog pelo e-mail blogeraoutravez@gmail.com
Ou pelo instagram @blogeraoutravez
Conheça outros posts
- Editora brasileira investe em livros da África
- Encantador de jumentos e outras histórias do sertão viram livro
- Autor de ‘A Invenção de Hugo Cabret’ retrata família gay e Aids em novo livro